Como a gestão de dados auxilia o meu negócio de rastreamento veicular

instalar-rastreador

É praticamente impossível pensar em um setor que não adote a tecnologia para modernizar e aperfeiçoar seus processos.

Era de esperar , portanto, que esses avanços tecnológicos chegassem até a gestão de frotas que, ao instalar rastreadores em seus veículos, pode fazer uso de uma série de informações para acompanhar dados como consumo de combustível, frenagem excessiva ou paradas indevidas durante o percurso, por exemplo.

Soluções que fazem uso da Internet das Coisas (IoT) mudaram a maneira como localizamos e monitoramos qualquer item de nosso interesse – de um notebook a um carro, de um animal de estimação a uma carga valioso

Somando a facilidade de rastreamento à análise de informações, essa tecnologia permite usar a gestão de dados para gerar grandes benefícios para o negócio de rastreamento veicular.

Rastreamento veicular no Brasil

Não é de hoje que o rastreador veicular tornou-se popular no Brasil, tendo em vista o grande número de roubos de veículos em nosso país – que, infelizmente, continua sendo alto -, bem como o fato do transporte de cargas ser feito, principalmente, por meio de rodovias, exigindo acompanhamento do percurso para garantir maior proteção e agilidade nas entregas.

Logo, os segmentos de seguradoras, gerenciamento de carga e outros, passaram a adotar esse tipo de tecnologia para segurança e, ainda, para obter informações sobre a forma de condução ou condições do veículo.

São muitas as facilidades oferecidas por esse tipo de serviço. Tanto que alguns empreendedores viram uma oportunidade de negócio e aqueles que optaram por realizar um bom planejamento, trabalhar com rastreador de qualidade e um fornecedor capaz de oferecer o melhor custo-benefício, passaram a ter espaço em um mercado que tende a crescer.

Sobre esse tema, sugerimos a leitura do texto 4 passos para abrir uma empresa de rastreamento veicular para ver dicas sobre o que é necessário para ter um negócio nessa área – onde o investimento é relativamente baixo, oferecendo boas perspectivas de retorno a curto prazo.

Para começar, é preciso entender que não basta instalar um rastreador. É imprescindível contar com uma operação completa, envolvendo adequada infraestrutura de monitoramento, mão de obra capacitada e conectividade específica para esse tipo de aplicação, pois um minuto sem conexão é o suficiente para que uma pessoa má intencionada retire uma carga valiosa de seu veículo, para citar  apenas um problema proveniente de conexão ineficaz.

São muitas opções de sensores, sistemas e softwares para captar, organizar e interpretar os dados coletados - e a melhor maneira de acertar na escolha é contar com o apoio de especialistas

A TNS, com mais de três décadas de experiência no mercado de comunicação de dados, oferece tecnologias de conexão que podem ser usadas isoladamente ou em conjunto. Para cada necessidade de aplicação existe um tipo de chip mais adequado e a escolha deve ser feita sempre visando os melhores resultados, como maior eficiência de conectividade, maior alcance e mais estabilidade.

Tipos de dados obtidos com rastreador veicular

Instalar um rastreador em um veículo, ou em toda a frota, significa ter acesso à leitura de diversos itens. Entre eles:


    Rota percorrida diariamente;
    Tempo gasto em cada entrega;
    Velocidade média, tanto em pistas secas quanto nas molhadas;
    Identificação das acelerações frequentes ou freadas bruscas;
    Consumo de combustível;
    Tempo em que o veículo é utilizado e, ainda, em que fica ocioso;
    Motorista que utilizou o veículo;
    Como anda a Pressão do óleo;
            Tempo de acionamento da embreagem.

Com todas as informações geradas pelo rastreador veicular é possível obter relatórios diversos, usando estas para avaliar variados aspectos de cada veículo e tomar decisões mais assertivas que vão levar a uma gestão mais eficaz e econômica de toda a frota.

Benefícios de usar informações obtidas com a instalação de rastreador

Conforme pesquisa realizada pela Frost e Sullivan, a instalação de um rastreador veicular pode aumentar a produtividade de sua frota em até 15% e a redução de combustível pode chegar a 25%.

Esses números por si só já são muito bons, mas não são os únicos a justificar o uso dos rastreadores, pois o estudo afirma ainda haver redução entre 20 e 30% do tempo ocioso, 5 a 10% das milhas percorridas e até 15% de horas extras.

Somente com os dados comprovados na pesquisa já ficam evidentes as facilidades desse tipo de serviço para a gestão de frotas, independentemente da quantidade de veículos que precisam ser administrados e desde que todos os colaboradores envolvidos no processo sejam devidamente treinados para o uso da ferramenta que precisa oferecer uma excelente conexão, evitando problemas.

Existem ainda outros benefícios que listaremos a seguir.

1. Facilita a manutenção

A manutenção não programada interfere na realização dos serviços, podendo em casos mais extremos levar a interrupções nas atividades. Mas isso pode ser totalmente evitado.

Ao registrar dados relevantes como rendimento veicular, quilometragem percorrida e forma de direção de cada motorista, é possível interpretar as informações para criar um planejamento inteligente de manutenção da frota.

Assim, é possível diminuir o tempo gasto com manutenção, aumentar a vida útil do veículo e evitar problemas graves que são comuns quando não há uma inspeção preventiva e periódica. Também se evita multas por veículos fora de condições para rodagem e paradas imprevistas de carros da frota.

2. Reduz consumo de combustível e emissão de CO2

Se você fica de cabelo em pé cada vez que confere as notas de combustível gasto com sua frota, vai adorar saber que instalar rastreador nos veículos costuma gerar preciosos insights para reduzir essa despesa. Isso porque ele mostra, por exemplo:


    Rotas mais favoráveis para cada entrega, diminuindo a distância percorrida e o uso de combustível;
    Dados da jornada, que revelam como cada motorista se comporta em relação à velocidade e marcha lenta, dois itens que contribuem para desperdício de combustível;
      Condições de vias em tempo real, ajudando motoristas a saírem de congestionamentos e evitando locais perigosos.

Muito importante, ainda, é a possibilidade de diminuir a emissão de CO2, exatamente por todos os cuidados para o bom funcionamento dos veículos e menor gasto de combustível.

Uma boa ideia é identificar os tipos de treinamento que podem ser oferecidos aos motoristas, com vistas a uma direção mais segura, econômica e que preserve ao máximo esses importantes ativos da empresa.

3. Permite mais agilidade nas informações e previsibilidade

Instalar rastreador permite acessar rapidamente todas as informações referentes à sua frota, entre elas o vencimento de seguro, o pagamento de taxas ou a necessidade de renovação de documentos da frota ou dos motoristas.

Dessa forma, o gestor não corre risco de ser surpreendido, programando-se para estar com os documentos, taxas e seguro sempre em dia.

Também torna muito mais fácil elaborar escalas, controlar horários de uso, ter acesso a informações urgentes como defeitos no veículo, condutores despreparados, uso indevido do veículo, etc.

4. Oferece maior segurança à frota e aos colaboradores

Com o grande número de roubos de veículos no país, instalar rastreador que ofereça monitoramento 24 horas por dia e ampla conectividade não é uma questão de opção, mas uma necessidade que precisa ser urgentemente considerada.

Além de preservar a frota, esse tipo de proteção também se estende aos colaboradores que passam a dirigir com mais confiança e tranquilidade, especialmente com o uso do sensor de fadiga e condições físicas do condutor.

E claro, essa segurança se desdobra em outros benefícios como menor índice de ansiedade e estresse dos condutores, diminuição no risco de acidentes, maior motivação da equipe, entre outros.

5. Gera redução de custos
Todos os itens anteriormente citados revelam que a adoção de rastreador é um investimento muito importante, tendo em vista a redução nos custos, proporcionada por mais segurança, mais controle da jornada de trabalho, redução de ações jurídicas por causas trabalhistas; gestão eficaz da frota, acesso a dados em tempo real, entre outros pontos.

Como instalar rastreador e ter acesso a dados confiáveis

Combustíveis e salário representam mais da metade das despesas operacionais de uma frota, segundo a pesquisa da Frost & Sullivan. De acordo com esse mesmo estudo, a outra metade fica por conta de inspeções, reparos, manutenção, taxas e outras despesas operacionais.

Esse custo pode ficar ainda maior se, em virtude da falta de visibilidade de todo o processo de gestão, houver o aumento do consumo de combustível ou for preciso horas extras dos condutores para uma entrega, por exemplo.

Por isso é tão importante ter acesso a dados confiáveis e atualizados, o que pode ser obtido ao instalar o rastreador veicular com um fornecedor confiável que entregue, entre outros requisitos, tecnologia  de ponta, e suporte técnico 24X7X365.

A TNS possui diversos cases de sucesso por conta de sua experiência global neste tipo de serviço. Ela desenvolveu o LSM (Link Solutions Manager), plataforma de gestão da comunicação de dados que permite fazer todo o gerenciamento e controle de linhas contratadas pelos seus clientes.

Com a plataforma LSM é possível realizar a gestão centralizada de chips e equipamentos, checando o detalhamento das conexões estabelecidas, realizando a conferência de faturas, a identificação imediata de consumo de dados fora do padrão, identificação e bloqueio de IMEI, bloqueio de desbloqueio de tráfego de dados de uma linha específica, controle de consumo, entre outros.

Desenvolvida pela equipe de engenharia da TNS, o LSM pode ser customizado para atender às necessidades de sua empresa e auxiliar em seu crescimento.
Se você deseja instalar rastreadores em sua frota e obter dados que geram múltiplos benefícios em seu negócio, é hora de conhecer a melhor solução! Acesse agora mesmo uma demonstração da plataforma LSM.

ACESSAR DEMONSTRAÇÃO



Deixe seu comentário, crítica ou sugestão

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Cookies.